domingo, 17 de janeiro de 2010

A Hospedeira


A Hospedeira trata de um romance surreal, onde Stephenie Meyer solta sua imaginação ao criar a 'parasita' Peregrina, uma Alma que viaja entre os mundos espalhados pelo Universo.

O planeta Terra foi tomado por essa espécie alienígena super inteligente, amável, doce e delicada. Apesar de conseguirem tomar o planeta Terra quase completamente, com algumas exceções, são frágeis e mais fracas que os humanos. Porém ao contrário dos humanos, usam a inteligência e não a força.

O livro gira em torno da Alma Peregrina, que foi 'implantada' no corpo de Melanie Stryder, uma rebelde que resiste a ocupação das Almas no planeta. Ao entrar no sistema dos Hospedeiros, as Almas oprimem toda a vontade do corpo hospedeiro, todos seus pensamentos e só utilizam suas memórias, basicamente as usam para viverem as vidas dos humanos hospedeiros.

Mas com Peregrina, uma Alma experiente por já haver passado por oito mundos diferentes, quando a média entre as Almas é de dois a três Mundos, algumas permanecem no Mundo em que nasceram, as coisas porém foram diferentes para ela, Melanie se recusava a abandonar sua vida, seu corpo e entregar todas suas memórias e colocar em risco a vida das duas pessoas que ela mais amava, Jared o homem de sua vida e Jamie seu irmão mais novo, que ainda resistiam.

Peregrina tentava passar pelos bloqueios que Melanie criava insistentemente, mas Melanie resistia, e estranhamente Peregrina sem se dar conta começou a gostar de Melanie, começou a permitir sua presença, quando antes ela deveria oprimi-la até Melanie desistir e se render.

Peregrina (e Melanie) começam a ser perseguidas pela Buscadora* designada para obter as informações tão preciosas nesse momento, as informações de onde estariam os outros humanos resistentes, mas essa era a memória que Melanie mais protegia. Cansada de ter uma Buscadora no seu pé, Peregrina resolve procurar o primeiro Curandeiro** com quem teve contato, o mesmo que a 'implantou' em Melanie. Claro que a Buscadora a seguiria até Tucson, onde estava o Curandeiro Águas Profundas, porém Melanie, ou melhor o corpo dela, se sentia enjoada ao viajar de avião, então Peregrina resolve viajar de carro.

Quando sozinhas Melanie mostra memórias a Peregrina que a fazem querer encontrar Jared, memórias essas que a fazem amar Jared e Jamie assim como Melanie os ama e querer protegê-los. Então começo assim a busca delas pelo esconderijo mencionado pelo tio Jeb, um homem de meia idade meio louco, irmão do pai de Melanie. A caminhada delas pelo deserto é exaustiva, quando percebem que estavam andando pro lado contrário, elas quase morrem desidratadas. São encontradas por Jeb, ele constata que Melanie estava com uma Alma, mesmo assim dá água e a deixa no deserto. Na manhã seguinte volta com vários humanos resistentes, com armas empunhadas, facões, apesar de toda confusão eles a leva para dentro do esconderijo.

Muitas coisas acontecem no esconderijo dos últimos sobreviventes, Peregrina ganha um apelido crido por Jeb, ela passa a ser chamada de Peg, Jamie se apega a ela, ela começa a falar com os resistentes sobre suas viagens entre os mundos, todos começam a aceitá-la, porém os mais importantes não estavam presentes, Jared estava em um incursão junto com o brutamontes Kyle que não aceitava Peg de modo algum. Quando chegam a confusão começa, Jared tenta matá-la, mas Jeb não deixa, ele promete a Jamie que não a faria mal.

Peg ganha um aliado, além de Jeb, Jamie e Doc, ela tem um grande amigo em Ian, irmão de Kyle, além de fazer amizade com mais alguns moradores da caverna, Walter, Trudy, Wes, Lily, Heath. Amigos sinceros que ela poderia contar.

Várias coisas acontecem na trama, muito atraente, interessante, intrigante e surpreendente. Algumas vemos começando a florescer. Eu particularmente torcia para um fim, que dessa vez Stephenie realizou.

As coisas acontecem gradativamente, os pontos altos são quando ela é beijada, algumas vezes e podem me bater, me torturar, mas não digo por quem, quando ela quase morre, e também não digo porque, nem como e nem quando e sua primeira incursão pra buscar remédios no posto de saúde das Almas.

Alguns acontecimentos são chatos, por exemplo, algumas mortes tristes, a chegada a Buscadora que persegue Peg mesmo quando todos já havia, desistido, e o penúltimo capítulo. Sério, quase tive uma síncope, a Stephenie é muito malvada, ela sabe deixar uma pessoa vidrada nas suas obras, ela tem o dom de nos matar de curiosidade, ansiedade, medo e desespero. Confesso que chorei litros no fim do livro.

A Hospedeira é uma boa leitura para quem gosta de emoções fortes, adrenalina, e principalmente amor. Eu não li A Hospedeira, eu devorei, o livro é tão viciante que não conseguia parar, passei a noite em claro lendo o livro, mas adorei o desfecho maravilhoso dado pela Stephenie.



Conheça um pouco mais sobre o livro:

Um romance inesquecível sobre a obstinação do amor e o significado de ser humano:

“É um livro de ficção científica que não parece ficção científica – é sobre um triângulo amoroso com apenas dois corpos. O que mais gostei nesse livro foi de explorar o amor de ângulos tão diferentes. O amor pela comunidade, pelo próprio ‘eu’, pela família – o amor romântico e o amor platônico.” –
Stephenie Meyer

Melanie Stryder se recusa a desaparecer. Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo.

Quando Melanie, um dos humanos “selvagens” que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a “alma” invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente.

Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam.

Críticas:

“A Hospedeira corresponde às expectativas de sua fama: combina ficção científica e romance de uma forma que nunca dera tão certo.”Library Journal

“Com cenas inesquecíveis e perturbadoras que apontam questões fascinantes sobre distinções entre a essência da humanidade e seu corpo físico, é uma leitura arrebatadora.” Booklist

“Um thriller de ficção científica atormentador.” Publishers Weekly

Ficha Técnica:

Tradução: Renato Aguiar
Editora: Intrínseca
Autora: STEPHENIE MEYER
ISBN: 9788598078595
Origem: Nacional
Ano: 2009
Edição: 1
Número de páginas: 560
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

_____________________
* Buscadora: Almas designadas à encontrar humanos resistentes, as unicas almas que conseguiam mentir e conseguiam agir com violência, porém não tão aflorada como a violência entre os humanos.
** Curandeiro: Uma espécie de médico, psicólogo, conselheiro, entre as Almas, eles dão conselhos, curam e ouvem seus problemas, sempre tentando ajudar e resolver seus problemas e suas dificuldades de adaptação.

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti